quarta-feira, 20 de março de 2013

Campeonato Nacional de 1931: Taça Rio-Sul - Copa dos Campeões

Taça Rio-Sul - Taça dos Campeões Estaduais        

      No ano de 1931, foi realizada a Taça Rio-Sul, confronto entre o Campeão Carioca e o Campeão Gaúcho de 1930. Inicialmente a competição levaria o nome de Taça dos Campeões Estaduais, idealizada pelas Federações do RJ, SP e RS. Também foi estabelecido que os jogos seriam realizados no Rio Grande do Sul, nos mesmos moldes da Taça dos Campeões de 1920, realizada no Rio de Janeiro com os campeões dos três estados.
 
        No Rio de Janeiro após um campeonato muito equilibrado o Botafogo sagrou-se campeão com um empate diante do Fluminense por 2 a 2, gols de Nilo e Celso para o Alvinegro Carioca. Com o empate e apenas um ponto á frente do Vasco da Gama, vice campeão, o Botafogo ficou com o título Carioca.
 
        Já no Rio Grande do Sul o campeão de 1930 saiu da final entre Pelotas e Grêmio, realizada no dia 29 de março de 1931. A partida final aconteceu em Porto Alegre e o placar final foi de 3 a 3, com o Grêmio se retirando do campo após o gol de empate do Pelotas, já no final da partida. Os gols do Pelotas foram anotados por Martial em duas oportunidades e por João Pedro. Assim a Taça do campeonato Gaúcho ficou na Zona Sul do estado, em Pelotas.

          Em São Paulo o título ficou com o Corinthians, que venceu o Santos por 5 a 2, porém em decisão de última hora o clube Paulista desistiu da competição alegando problemas financeiros. 
 
        Então em 08 de julho de 1931, chegava ao extremo sul do Brasil o Botafogo de Futebol e Regatas, que em preparação para a disputa do título, já havia realizado cinco partidas amistosas em terras Gaúchas. Na sequencia, após a desistência do Corinthians, realizou-se a disputa da Taça Rio-Sul. Botafogo e Pelotas se enfrentaram em partida disputadíssima, que ao final do confronto, teve a vitória dos Cariocas pelo escore de 3 a 2 em uma grande partida de futebol.

        Abaixo, reportagem do confronto entre Gaúchos e Cariocas:


Botafogo e Pelotas se enfrentaram em 1931 pela Taça Rio-Sul.

Ficha Técnica:
  PELOTAS 2x3 BOTAFOGO 
» Gols: Celso (2) e Juca (Botafogo) - João Pedro e Martial (Pelotas)
» Competição: Taça Rio-Sul/Copa dos Campeões
» Data: 08/07/1931
» Local: Pelotas, Rio Grande do Sul (RS)
» Árbitro: António Penteado
» Botafogo: Sílvio, Octacílio e Rodrigues; Afonso, Beni e Canali; Álvaro, Martim, Carola, Juca e Celso.
» Pelotas: Bordini, Antoninho e Grant; Martial, Mascarenhas e Tristão; Benjamim, Ross, Tutu, Mário Reis e João Pedro.
* A estatística do jogo revela que o Botafogo fez 11 faltas, 5 mãos, 20 cargas, 9 pegadas e 3 gols; o Pelotas fez 6 faltas, 3 mãos, 26 cargas, 9 pegadas e 2 gols.



Fontes: Botafogo - Fotos e História
                 Botafogo History Channel
                 Mundo Botafogo

4 comentários:

  1. O Pelotos ou o Botafogo que jogou de branco?

    ResponderExcluir
  2. O Pelotas atuou com a camisa listrada em azul e amarelo e calção branco, o Botafogo com camisa branca e calção preto. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo, poderia me informar sua fonte?
    dei uma olhada em jornais da época e vi que em outros jogos que o Botafogo fez nesta excursão jogou de calção branco e com o meião preto com listras brancas, assim como este da foto. Já estava considerando como se fosse o botafogo de camisa listrada... Abraço

    ResponderExcluir
  4. O Pelotas nunca em sua história adotou a cor preta, tenho mais material do clube com esse fardamento da foto (camisa listrada), por isso minha resposta no comentário anterior.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog