segunda-feira, 16 de março de 2015

Mais uma vez o Racismo...

15 de março de 1998 - 15 de março de 2015


Exatamente 17 anos depois, mais um caso de racismo envolvendo o Brasil de Pelotas, coloca frente a frente os Xavantes e seus fantasmas.


Em agosto de 2014 postei aqui no blog o caso de racismo acontecido no clássico Bra-Pel do Campeonato Gaúcho daquela temporada, quando o volante Alex Rodrigo, do Brasil, chamou o atleta Marco Aurélio do Pelotas, de "NEGRO SUJO" e "PRETO SAFADO", gerando uma série de consequências, como a agressão do atleta do Pelotas ao jogador Xavante. Na época nada aconteceu, nenhuma punição, nem por parte da FGF e nem por parte do clube, todos se calaram. 


Recapitulado o caso de 1998, voltamos para o presente, voltamos a 2015, novamente o dia 17 de março, novamente na Boca do Lobo, e novamente os Xavantes em mais um capitulo triste para o futebol Pelotense. Novamente o racismo surgiu com força, e foi pauta na mídia nacional, novamente o Brasil de Pelotas como protagonista, assim como a exatos 17 anos atrás.

Na partida desse domingo (17/03) na Boca do Lobo, já que o Estádio Bento Freitas segue interditado após queda de parte da arquibancada, o atacante Vitinho foi vitima de atos racistas gerados por alguns torcedores Xavantes. Ao final da partida o jogador fez a denuncia em tom de desabafo: "Me chamaram de tudo, xingaram minha mãe e me chamaram de MACACO. Mas é normal já, acontece sempre e ninguém faz nada. Jogaram até uma pizza na gente", relatou o atacante Vitinho, à 'Rádio Bandeirantes'.

"Me chamaram de macaco" - Vitinho
Após o incidente, o jornalista Hiltor Mombach, do Correio do Povo e da Rede Record, conversou com Carlos Pellegrini, diretor de futebol do Inter, que confirmou a versão do jogador do Internacional, e diz ter ouvido coisas do tipo do vestiário Colorado, localizado ao lado da arquibancada onde estavam os torcedores Xavantes. 

Hoje (18/03), na RBStv, o jornalista e apresentador Mauricio Saraiva informou que dois torcedores foram identificados pela Brigada Militar de Pelotas, e retirados do estádio. 


Atos de racismo dos Xavantes foi destaque na ESPN Brasil
Globo.com também deu destaque ao caso


Agora resta saber se o clube será denunciado e se sofrerá punições do STJD.

Novamente o Racismo mostrou sua força, quando isso terá fim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog